Adesão ao MMM

segunda, 26 de julho de 2021 Voltar

Lideranças femininas apontam desafios de ser uma mulher negra na política

DivulgaçãoNeste domingo, 25 de julho, foi Dia da Mulher Negra no Brasil. Em comemoração à data, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) apresenta, durante essa semana, uma série de entrevistas com lideranças femininas negras na política brasileira e latino-americana. A vice-governadora do Espírito Santo (ES), Jacqueline Moraes, e a vereadora do Município de Goiás (GO) Elenizia da Mata conversaram com a Agência de Notícias da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre os desafios de ser uma mulher negra na política.

A primeira mulher negra eleita para uma Assembleia Legislativa no Brasil foi Antonieta de Barros em 1934. De lá para cá, os avanços são inegáveis, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado. A participação política de mulheres vem crescendo, mas quando se trata especificamente de mulheres negras, o déficit ainda é grande. Mesmo com a decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) que estabeleceu uma cota de 30% para candidaturas de mulheres nos partidos, não existe nada com relação à questão racial.

DivulgaçãoAs eleições municipais realizadas em 2020, além da obrigatoriedade de 30% das vagas para mulheres, destinou tempo proporcional ao programa eleitoral e recursos do fundo eleitoral às candidaturas brancas e negras. Atualmente as mulheres negras representam 490 das vereadoras eleitas e 45 das vice-prefeitas.

Na conversa com as gestoras públicas, a CNM questionou sobre os desafios enfrentados no início de suas carreiras políticas e a importância de incentivar e impulsionar mulheres a buscarem conhecimento sobre gestão. Além disso, falamos sobre como grupos como o Movimento Mulheres Municipalistas são essenciais nesse processo de garantia de espaço das mulheres, em especial, das mulheres negras.

Na Rádio CNM você ouve as entrevistas:

Vice-governadora do Espírito Santo (ES), Jacqueline Moraes

Vereadora do Município de Goiás (GO) Elenizia da Mata

Leia também:

Dia da mulher negra: CNM e MMM convidam gestoras para falar sobre representatividade


Da Agência CNM de Notícias