Adesão ao MMM

quinta, 21 de outubro de 2021 Voltar

MMM participa de live da Aprece sobre Outubro Rosa; CNM reforça importância da campanha

imagemNesta quinta-feira, 21 de outubro, o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) participará da live semanal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O tema da Quinta com Debate será Outubro Rosa: As gestões municipais e a prevenção ao câncer de mama. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça às prefeituras a importância de aderir à campanha.

O debate será sobre o papel do poder público local na prevenção e controle do câncer de mama e o empreendimento de ações que possibilitem mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a conscientização e a redução da mortalidade de mulheres vitimadas pela doença. A live será transmitida às 15h, no Canal Aprece Ceará, no YouTube. 

Representando a CNM, participam a fundadora do MMM, Tania Ziulkoski, a analista técnica da área de Mulheres e Juventude, Thaís Mendes, e a consultora de Saúde Fabrícia Martins. A entidade nacional municipalista - que tem a sede iluminada de rosa neste mês em alusão à campanha - promoveu, na semana passada, o Bate-papo com a CNM sobre o Outubro Rosa. Na ocasião, participaram prefeitas médicas e especialistas em saúde.

Campanha
Criada em 1990 pela Fundação Susan G. Komen pela cura, a campanha deve compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Isso porque, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres.

A doença é provocada por tumor maligno — alterações genéticas nas células da glândula mamária — que forma nódulo na mama, na axila ou em outras partes do corpo, em caso de metástases. Os sintomas iniciais são variados e podem incluir nódulo palpável endurecido no seio, associado ou não à dor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações ou saída espontânea de líquido dos mamilos; e/ou pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Da Agência CNM de Notícias