Adesão ao MMM

terça, 14 de setembro de 2021 Voltar

MMM se reúne para discutir pautas importantes do movimento municipalista

WhatsApp Image 2021 09 14 at 17.38.13O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizou, de forma virtual, a primeira reunião do grupo de trabalho para se apresentarem e conhecerem as ações de cada uma das mulheres que compõem o movimento. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 14 de setembro. As fundadoras do MMM, a terceira vice-presidente da CNM e prefeitas de diversas regiões do país discutiram as pautas prioritárias para o gênero.

Por ocorrência da pandemia da Covid-19, os trabalhos do MMM foram afetados e, por isso, a primeira reunião foi realizada apenas no segundo semestre do ano. Algumas prefeitas participantes foram reeleitas em 2020 para a gestão até 2024, enquanto outras são novas no movimento. “Foi uma honra estar representando dentro dos Municípios do Paraná, somos 39 mulheres prefeitas e estamos felizes por fazer parte do MMM”, disse Valdete Cunha, prefeita de Pérola, no Estado do Paraná.

A fundadora do MMM, Tania Ziulkoski, foi quem conduziu o encontro e destacou o valor da troca de conhecimento entre as participantes e o fato de terem representantes estaduais em todo o país. "Nós queremos essa toca de experiência que é tão importante entre as prefeitas, entre as regiões. Temos prefeitas no Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, enfim, o movimento está no Brasil inteiro", destacou Tania. WhatsApp Image 2021 09 14 at 16.04.08

A terceira vice-presidente da CNM, Rosiana Beltrão, que é prefeita de Feliz Deserto, em Alagoas, também lembrou do marco de sua gestão na Confederação. "Estou há 20 anos no movimento e acho que tudo se resolve aqui. Os nossos desesperos, temos que matar, assar e tirar o coro de um leão por dia, temos que provar nossa competência, mas nós estamos avançando. Eu estou quebrando um tabu na CNM, pois estou na diretoria executiva da CNM. Foi um convite muito honroso, um convite do nosso presidente Paulo e estou aqui representando vocês”, afirmou.

Dalva Christofoletti, uma das fundadoras do MMM, lembrou a história, tudo o que passou no movimento municipalista e também o quanto tem se dedicado na busca do espaço da mulher dentro da política. "Eu comecei no movimento municipalista há 67 anos e posso falar que há tempos precisamos discutir gênero no movimento. Eu entendo bem o que é ser mulher no movimento municipalista. Ser prefeita é um desafio, é trabalhar pelo coletivo e isso estamos fazendo aqui no MMM”, comentou.

Há previsão de uma nova reunião do grupo de trabalho ampliado aberto a todas as prefeitas do Brasil, em Maceió, no Estado de Alagoas, no mês de outubro.

Da Agência CNM de Notícias