Adesão ao MMM

segunda, 02 de agosto de 2021 Voltar

Mulheres em situação de vulnerabilidade podem fazer cursos para geração de renda

ibgeCursos para mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco na geração de renda e oportunidades de negócio, estão com inscrições abertas. São 10 mil vagas por Estado para capacitação em empreendedorismo, educação financeira, marketing digital e beleza. Parte do projeto Qualifica Mulher, a iniciativa propõe oferecer caminhos e estimular a força produtiva feminina.

Gratuitas, as formações podem ser pleiteadas por 270 mil mulheres, com prioridade para aquelas com renda mensal de até 1/2 salário mínimo, com ou sem escolaridade. Para se inscrever, as interessadas devem acessar a página do projeto. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2020, o Brasil contabilizou 9,3 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 34% de todos os donos de empresas formalizadas. 

O Qualifica Mulher quer formar uma rede de parcerias com o poder público e instituições privadas com objetivo de fomentar qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda. Um dos eixos de atuação do projeto é a empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras.

A iniciativa — do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Associação Aliança Empreendedora (AE) — pode ser implantada pela gestão municipal. Caso o Ente local deseje conhecer melhor a ação, ele pode entrar em contato pelo qualificamulher@mdh.gov.br.


Segundo orienta a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ação deve ser divulgada pela rede socioassistencial, e demais equipamentos que ofertam serviços às mulheres, como saúde e educação. A divulgação de oportunidades também é uma forma de acolhimento e apoio à garantia de acesso a direitos.


Leia também: Projeto Qualifica Mulher pretende capacitar o público nos Municípios para autonomia econômica

Foto: IBGE

Da Agência CNM de Notícias, com informações da EBC