Adesão ao MMM

quarta, 21 de dezembro de 2022 Voltar

Primeira deputada federal eleita por Sergipe conhece pauta municipalista na CNM

21122022 deputada federal yandra mouraDeputada federal eleita por Sergipe para a próxima legislatura, Yandra Moura visitou a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, nesta quarta-feira, 21 de dezembro. Primeira mulher eleita pelo Estado, ela tratou de pautas do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e de projetos prioritários para a entidade que tramitam no Congresso Nacional.

Já envolvida com o municipalismo, a deputada eleita participará do 2º Encontro das Mulheres Municipalistas Sergipanas, que ocorrerá em 10 de março. A primeira edição teve a parceria e participação da CNM. “No início, sofri muito preconceito concorrendo com caciques da política local”, lembrou sobre a campanha. A futura secretária especial de Políticas para as Mulheres do governo de Sergipe, Danielle Garcia, também participou da reunião e enfatizou o interesse pela atuação do MMM e as dificuldades para a inserção da mulher na política.

Analista técnica da área de Mulheres da CNM, Thaís Lima pontuou cases de sucesso identificados pelo MMM e sobre a atuação do movimento, que recentemente cumpriu agenda internacional para troca de experiências na Espanha e em Portugal e lançou um livro. Criado em 2017, o MMM atua para fomentar e dar destaque às mulheres municipalistas e pela inserção de mais mulheres na política em cargos eletivos.

Ao recepcionar a parlamentar eleita, a diretora técnica da CNM, Thalyta Alves, falou sobre a atuação da entidade pelos Entes locais e os atendimentos e produções do corpo técnico, como levantamento de dados e estudos inéditos. Além disso, a diretora ressaltou a criação da Frente Parlamentar Mista Municipalista, em fase de coleta de assinaturas. Yandra também confirmou participação na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 27 a 30 de março – mais informações no site oficial.21122022 reuniao dep federal sede cnm

A pauta prioritária da CNM no Congresso também foi apresentada no encontro. O assessor parlamentar da entidade, André Alencar, pontuou alguns destaques, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aumenta em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a promulgação da PEC 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos para os Municípios sem previsão orçamentária, a PEC 139/2022, que cria uma transição gradual para queda de coeficiente no FPM devido ao Censo, o Projeto de Lei (PL) 4.175/2021, com critério para reajuste do piso do magistério, e o PL 22/34/2022, sobre legalização de jogos de azar.

Também estiveram na reunião o consultor técnico da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Jorge Teles, e o consultor da CNM Eduardo Stranz.

Da Agência CNM de Notícias