Adesão ao MMM

terça, 24 de agosto de 2021 Voltar

Vereadoras de Carnaúba dos Dantas (RN) conhecem o MMM e o movimento municipalista

WhatsApp Image 2021 08 24 at 17.31.00 1O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) foi apresentado às vereadoras Thabatta Pimenta e Bárbara Dantas, de Carnaúba dos Dantas (RN). Durante visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na manhã desta terça-feira, 24 de agosto, elas e outros vereadores do Estado foram recebidos pela equipe técnica e institucional da entidade.

Algumas ferramentas disponibilizadas e conquistas do movimento municipalista também ganharam destaque. A analista técnica e a consultora da CNM Thaís Mendes e Rosângela Ribeiro fizeram questão de mencionar as pautas comuns, como de inclusão das minorias e de maior participação da mulher na política.

Tanto para o MMM quanto para a CNM, o exemplo das duas vereadores, próximas da população e eleitas em 2020, deve ser fomentado para aumentar as lideranças femininas locais nos Municípios. Durante a conversa, as vereadoras relataram alguns avanços como aprovação da lei que institui a campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.WhatsApp Image 2021 08 24 at 17.30.59

Thabatta foi a primeira vereadora trans do RN. Ela contou que já lutava pelo direito das minorias e a eleição representou o reconhecimento popular do seu trabalho contra o preconceito às pessoas trans e pessoas portadoras de deficiência. “Só foram duas vereadores [trans] no Nordeste. “Muitas pessoas achavam que nós ficamos apenas nas nossas lutas LGBTQA+. Porém, eu estou mostrando, desde o começo, que as nossas lutas são várias”, disse a vereadora.

Acessibilidade
Segundo ela, estar entre as minorias a faz ter um olhar muito mais humano a outras questões sociais. “O que me motivou entrar na política foi a luta da pessoa com deficiência”, relatou Thabatta ao contar que cuida de um irmão com paralisia cerebral e sempre enfrentou os problemas de acessibilidade em Carnaúba dos Dantas.

“Estou vereadora, principalmente por ela [a mãe que faleceu de Covid-19 ano passado] e por tantas outras mulheres que não têm a chance de chegar a um lugar como esse, e essa luta é de todas nós”, contou. Para ela, quanto mais mulheres na política melhor, pois é importante ocupar o espaço e exercer o direito de estar nos lugares de debate e de decisão.WhatsApp Image 2021 08 24 at 17.31.00

Reinserir
Já Bárbara participou do Projeto Integração Local para Reinserção do Usuário de Drogas (Reinserir) desenvolvido pela CNM e pela União Europeia. Durante as ações do projeto, ela sentiu o desejo de participar mais ativamente da política local. “É importante incentivar as mulheres a estarem na política. A gente sente um pouco de dificuldade em termos as nossas situações atendidas”, sinalizou.

As duas parlamentares reconhecem que tem surgido uma nova forma de pensar e agir, deixando de lado as questões partidárias e focando mais na necessidade da população local. Eles falaram que ainda é comum, no interior, ter atritos entre oposição e governo, mas que isso não pode se sobrepor ao bem comum. Junto às vereadoras, a CNM recebeu a caravana do Nordeste. Desde ontem, segunda-feira, 23, vereadores aproveitam a estadia em Brasília para conhecer a sede da CNM.

Por Raquel Montalvão
Foto: CNM
Da Agência CNM de Notícias