Adesão ao MMM

Projetos que o MMM apoia

Um dos objetivos do MMM é estimular as lideranças femininas locais a desenvolver em seus Municípios alguns projetos sociais que a CNM implementa e que vêm apresentando resultados muito positivos. Quanto mais prefeitas aderirem aos nossos projetos, mais impactos sociais alcançaremos no território nacional.

Seja ativa no Movimento e atue em prol de um Município melhor! Entre em contato com a nossa equipe para obter mais informações sobre como aderir e executar essas iniciativas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), preocupada com as dificuldades e as oscilações que os bancos de sangue públicos vivem em todo país, decidiu desenvolver o projeto “Rede de Municípios Doadores”, como uma estratégia piloto que tem como objetivo geral contribuir para o aumento das doações de sangue no país por meio de um processo de comunicação e interação entre hemocentros, gestores(as) municipais e doadores(as).

A promoção da conexão desses três públicos-alvo (hemocentros, prefeituras e doadores), por meio de uma plataforma online e de um aplicativo para celular, contribuirá para o estabelecimento de um fluxo mais eficaz de divulgação e atendimento de demandas por sangue, pois as prefeituras acompanharão diretamente os alertas de baixo estoque emitidos pelos Hemocentros e Unidades de Coleta públicas e poderão auxiliar no transporte dos doadores do seus respectivos Municípios para as cidades onde poderão efetuar as doações.

As dimensões sociais e de saúde ao se doar sangue representam a tomada de consciência de uma sociedade que tem por obrigação saber e atender à demanda por transfusão de uma forma universal. A consciência quanto à doação de sangue não deve ser associada apenas a um ato de solidariedade, mas sim a um ato de cidadania e de responsabilidade social. O volume de 450 ml de sangue armazenado em cada bolsa pode salvar até quatro vidas e ainda levar esperança a pacientes que dependem das transfusões para viver. Vale ressaltar que doação de sangue dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde.

Com essa iniciativa, a CNM quer caminhar conjuntamente com os(as) prefeitos(as), primeiras damas e gestores(as) municipais de saúde em busca de uma ação coordenada para incentivar a doação de sangue no Brasil. É muito importante mobilizar as autoridades locais para que assumam esse compromisso de incentivar a doação de sangue, se aproximando mais dos hemocentros públicos e da população.

Para mais informações:
Acesse o hotsite: doadores.cnm.org.br/

Manual de uso do sistema da Rede de Municípios Doadores: Rede de Municípios Doadores

O Projeto Integração Local para Reinserção do Usuário de Drogas tem como objetivo fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas.



Os resultados gerados pelo projeto são:

  • Rede local de atenção aos dependentes químicos, mapeada e integrada;
  • Parceiros locais identificados e envolvidos no processo;
  • Governos locais e sociedade civil articulados para oferta de serviços aos dependentes químicos;
  • Governos e parceiros locais, integrados em rede, atuando na reinserção social.

Para mais informações, acesse: reinserir.cnm.org.br
Tel: (61) 2101-6607
E-mail: [email protected]

Observatório do crack: crack.cnm.org.br
Tel: (61) 2101-6085
E-mail: [email protected]

O Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres visa orientar governos locais a trabalharem juntamente com a sociedade civil na construção de ações e políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados.

O objetivo geral dessa iniciativa é contribuir para a redução da violência contra as mulheres nos Municípios, por meio de um modelo de intervenção que promove a articulação de líderes mulheres de governos locais e da sociedade civil para a construção e aplicação conjunta de iniciativas de prevenção e combate a todas as formas e tipos de violência de gênero. A ideia também envolve o desejo de não só incentivar o enfrentamento da violência doméstica e familiar, mas também o medo e os abusos que as mulheres sofrem nos espaços urbanos.



Por meio de uma série de materiais e oficinas, o projeto auxilia os participantes a:

  • Desenvolver e implementar projetos e ações locais de prevenção à violência contra as mulheres;
  • realizar o mapeamento de áreas de risco para as mulheres nos espaços públicos e propor políticas de segurança junto às autoridades locais (Auditorias de Segurança das Mulheres);
  • planejar e criar um Pacto Municipal pela não Violência contra as Mulheres, documento composto por um plano de ação voltado ao desenvolvimento de políticas de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência de acordo com as necessidades locais.
  • Governos e parceiros locais, integrados em rede, atuando na reinserção social.

Com base nessa iniciativa de sucesso, a CNM lançou um Guia de Reaplicação do Projeto Mulheres Seguras, direcionado a gestores e gestoras de Municípios de pequeno e médio porte do Brasil e da América Latina. Esse guia traz um passo a passo detalhado para a implementação dessa metodologia por prefeituras e por organizações da sociedade civil.

Guia de Reaplicação em português:

Guia de Reaplicação em espanhol:

Acesse o hotsite do projeto: mulheresseguras.org.br