Adesão ao MMM

O que é o MMM? Voltar

O Movimento Mulheres Municipalistas é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Foi lançado em 2017, na XX Marcha em Defesa dos Municípios, e tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder.

Como uma entidade que visa apoiar e representar nacionalmente os governos locais, a CNM está se alinhando às tendências mundiais de luta pela igualdade de gênero e assume essa importante missão de impulsionar a capacidade de liderança política das mulheres, inserindo-as como agentes-chave na defesa da pauta municipalista e da igualdade de gênero.

O MMM foi fundado por Dalva Christofoletti e por Tânia Ziulkoski, mulheres que acompanharam e participaram da criação da Confederação Nacional de Municípios, hoje considerada a maior entidade municipalista da América Latina. Ambas possuem representatividade no Conselho Político da CNM, como forma de levar a voz das mulheres municipalistas para as principais decisões políticas da entidade.

Os principais objetivos do MMM são:

Após a fundação do movimento, a CNM solicitou a todas as entidades estaduais municipalistas que indicassem uma prefeita de seu Estado para compor um Grupo de Trabalho (GT – MMM), que realiza encontros periódicos para discutir a pauta municipalista e definir ações e estratégias de trabalho junto às prefeitas e demais mulheres inseridas na gestão pública local. Cada prefeita representante estadual fica encarregada de levar as pautas de discussão e demandas do movimento às prefeitas do seu Estado.